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Android UI Guidelines

Este artigo visa explicar a User Interface do Android, voltado principalmente para o design, portanto vamos abordar aqui a documentação do Android que trata desse assunto.

Em pesquisa intensa pela internet percebi que poucos abordam as especificações do Android para fazer a aplicação de uma skin, a discussão está mais voltada a desenvolvedores, otimização, xml etc, quase nada trata de fontes, ou padrões visuais. Então muitos designers se perguntam como fazer uma skin para uma app Android, já que não é somente abrir o Photoshop ou outro software gráfico e começar a desenhar.

Eu vou tratar aqui exatamente desse tema, não só deixando a mão as fontes (TTF) para você, mas como toda pesquisa que for feita sobre o assunto, haverá PSDs para baixar, ícones e muito mais, material para você começar a produzir sem qualquer complicação. Portanto deixe esse link nos seus favoritos pois ele será atualizado semana a semana, conforme eu for criando novos posts eu vou inserir o link dos temas nesse artigo, assim ele será um guia para você encontrar o que deseja.

Estarei postando aqui a UI Guidelines e comentando-a onde for pertinente, e alguns desenvolvedores poderão fazer uso já que estará tudo mastigado e com isso quem quiser se aventurar em criar algumas skins para suas apps não terão tantos problemas, mesmo assim aconselho, contrate um bom designer, pois ele saberá discutir não só como fazer uma skin, mas como criar um visual atraente e funcional, discutindo inclusive seu wireframe.

Vamos começar entendendo o que é a UI Guidelines, ela é separada na plataforma Android por:

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Icon Design (design dos ícones)
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App Widget Design (componentes da interface da app)

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  • Padrão anatômica de um widget
  • Projetando um widget
  • Padrão de tamanho de um Widget
  • Padrão de frames de um Widget
  • Padrão de sombras de um Widget
  • Widget – dicas e truques gráficos
  • Widget – formato de arquivo gráfico

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Activity and Task Design (atividades e tarefas, ou seja, os comportamentos)

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  • Entendendo de forma geral as tarefas
  • Dicas de design

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Menu Design (todo o comportamento do menu)

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  • Opções do Menu
  • Contexto do Menu e atalhos

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Talvez você se pergunte porque é necessário saber isso e não apenas pegar um PSD Guideline e começar a criar. A resposta é bem simples, se você quer criar um app que realmente as pessoas vão usar você deve respeitar e entender esses padrões, saber dos recursos que são suportados por essa plataforma e suas limitações.

Afinal por ser um sistema aberto, qualquer um pode subir uma aplicação na AndroidMarket, por mais bugada que seja, porém o que vai definir o sucesso da sua app será os cuidados que tiver em respeitar a Guideline, o seu conceito, e o seu design.

FONTES

Droid Serif

Droid-Sans

Droid-Sans-Mono

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Eduardo Horvath é UX Specialist e Designer na redspark.
Formado pela Faculdade Impacta de Tecnologia no curso Design de Mídia Digital ele atua na área de Design a mais de 15 anos.

@eduardohorvath

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