Técnico

Como pegar o BitmapData e o ByteArray de um Embed no Flex?

Quando você quer manipular imagens e outros tipos de arquivos no Flex, geralmente você precisa do BitmapData ou o ByteArray desse arquivo. A maioria das pessoas já sabe como fazer isso usando o Loader, mas é um pouco mais difícil encontrar informações sobre como fazer isso com arquivos “Embedados”. Por isso, vou mostrar aqui como fazer!

Se você quer embedar uma imagem (JPEG, GIF ou PNG) no Flex, você precisa embedar em uma variável do tipo Class. O que a maioria das pessoas não sabe é que o tipo dessa classe será BitmapAsset e que BitmapAsset é uma subclasse da classe Bitmap. Então, você pode fazer isso:


[Embed(source="image.png")]
public var MyEmbed:Class;

private function getBitmapData():BitmapData
{
var bitmapAsset:BitmapAsset = new MyEmbed();
return bitmapAsset.bitmapData;
}

Agora, para pegar o ByteArray, você precisa de uma pequena alteração. Você deve adicionar o parâmetro mimeType=”application/octet-stream” para a metadata Embed. Com esse parâmetro, a variável Class será do tipo ByteArrayAsset, que é uma subclasse do ByteArray. Então, você poderá fazer isso:


[Embed(source="image.png",mimeType="application/octet-stream")]
public var MyEmbed:Class;

private function getByteArray():ByteArrayAsset
{
var byteArrayAsset:ByteArrayAsset = new MyEmbed();
return byteArrayAsset;
}

Dessa maneira, você pode até usar o Embed em algum arquivo TXT ou XML para sua aplicação e lê-lo facilmente! O ByteArray pode ser convertido para String dessa maneira:


[Embed(source="myTextFile.txt",mimeType="application/octet-stream")]
public var MyEmbed:Class;

private function readEmbeddedTxt():String
{
var byteArrayAsset:ByteArrayAsset = new MyEmbed();
return byteArrayAsset.toString();
}

Fácil, hein?

1 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe isso: