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Guideline iOS – Características da Plataforma – 2

Post anterior, Características da Plataforma – 1

As pessoas interagem com um aplicativo de cada vez

Uma única aplicação é visível por vez. Quando as pessoas mudam de um aplicativo para outro, o aplicativo anterior “fecha” e sua interface com o usuário some.

Antes do iOS 4, isto significava que o aplicativo cancelado era imediatamente removido da memória. No iOS 4 e posteriores, os aplicativos “fechados” movem-se para o segundo plano, onde poderá ou não continuar a executar. Este recurso, chamado de multitarefa, permite que aplicativos permaneçam em segundo plano até que eles sejam requisitados novamente ou até que sejam encerrados.

Nota: A multitarefa está disponível em determinados dispositivos rodando iOS 4 e posteriores

A maioria dos aplicativos ficam suspensos quando vão para o segundo plano. (Suspensos nesse caso significa que eles não estão executando tarefas, como o push) Aplicativos suspensos são exibidos na interface multitarefa do usuário , que fornece uma maneira eficaz de descobrir os aplicativos usados recentemente. A interface multitarefa do usuário  aparece na parte inferior da tela, abaixo da interface do usuário do aplicativo atualmente em execução ou da tela inicial (mostrada abaixo as configurações de aplicativos para iPhone).

Como os usuários de iPhone e iPAd já sabem, basta dois cliques no botão físico dos mesmos para que apareça essa determinada área.

Quando as pessoas reiniciam uma aplicação suspensa, ela instantaneamente volta a rodar a partir do ponto em que parou, sem ter que recarregar sua interface novamente.
Alguns aplicativos podem precisar continuar rodando no segundo plano, enquanto os usuários executam outro aplicativo em primeiro plano. Por exemplo, os usuários podem querer um aplicativo que reproduz áudio para continuar a tocar enquanto está usando um aplicativo diferente para verificar seu calendário ou gerenciar e-mails.

 

As preferências estão disponíveis nas configurações

Pessoas definim as preferências para um aplicativo iOS nas configurações de aplicações que já vem no mesmo. Eles devem encerrar o aplicativo corrente quando quiserem acessar as preferências nas configurações.

Preferências de configurações de um aplicativo varia e “uma vez definido raramente muda”. Apesar de alguns dos aplicativos que já vem no iOS possuem este tipo de preferência em Configurações, a maioria dos aplicativos não precisa disto.

Ajuda na tela do usuário deve ser mínima

Os usuários móveis não têm nem tempo nem vontade de ler um monte de conteúdo de ajuda antes que eles possam beneficiar-se de uma aplicação. Além do mais, o conteúdo da ajuda ocupa um espaço precioso para armazenar e exibir.

Dispositivos baseados em iOS e aplicações integradas são intuitivas e fáceis de usar, então as pessoas não precisam de conteúdo de ajuda na tela para lhes dizer como usar o dispositivo ou o aplicativo. Essa experiência leva as pessoas a esperar que todos os aplicativos do iOS sejam igualmente fáceis de usar.

Mas, não é incomum muitos aplicativos que exploram novos recursos criar um tutorial simplificado de funções diferentes do tradicional, exemplo disso é a app do Google+, bem como a app Path. Há muitos outros, mas deve ser algo que aparece uma vez para o usuário de maneira inteligente, sem que isso o incomode.

 

Um aplicativo tem uma única janela

Um aplicativo iOS, independentemente do tipo, tem uma única janela. A janela fornece o fundo sobre o qual você apresenta todos os conteúdos da sua aplicação e sua funcionalidade. Mas os usuários não estão cientes desta janela da mesma forma que eles estão cientes das janelas em um aplicativo para computadores. E em um dispositivo baseado em iOS, os usuários experimentam um aplicativo como uma coleção de telas, a maioria aparecem sequencialmente.
Existe uma vasta diferença entre a experiência do Desktop e a experiência do Mobile, portanto é importante entender a limitação do Mobile e explorar seus recursos, eu chamo isso de imersão, estar em uma única janela e ter todas as funções expostas para navegação deixa o usuário imerso, e ter a sua atenção não é tarefa fácil, sabemos que o usuário tem o Device (aqui no caso o iPhone) como segunda opção de atividade e não a principal, isso na maioria das vezes, como já comentei em outro post.
Você pode pensar em uma tela correspondente a um estado ou modo distinto visual em um aplicativo. Um aplicativo pode ter muitas telas ou apenas algumas, e cada tela pode conter várias combinações visuais e controles.

Os usuários tendem a pensar que a tela do aplicativo e do dispositivo são idênticas, mas o conteúdo na tela de um aplicativo pode estender-se bem mais do que a tela do dispositivo. Por exemplo, no aplicativo de Contatos no iPhone, a lista de contatos é exibida em uma única tela, mesmo que a lista possa conter nomes suficientes para preencher a tela do dispositivo várias vezes.

 

 Dois tipos de software rodam em iOS

Baseado no método de implementação, há dois tipos de software que você pode desenvolver para dispositivos baseados em iOS:

Aplicativos iOS
Conteúdo da Web

Uma aplicação IOS é um aplicativo que você desenvolver usando o SDK do iOS para rodar nativamente em dispositivos iOS. Aplicativos iOS lembram os aplicativos integrados em dispositivos iOS, aqueles que residem no próprio dispositivo e tiram proveito dos recursos do ambiente iOS. Pessoas instalam aplicativos iOS em seus aparelhos e os usam como eles usam aplicativos embutidos, tais como fotos, calendário, e-mail.

Você também poderá utilizar outros meios para desenvolver para iOS, um deles é através do Titanium Mobile, onde você poderá utilizar o JavaScript como linguagem.  
Claro que, desenvolve nativamente é sempre melhor, o software utilizado para isso no Mac é o XCode, e a linguagem utilizada é o Objective C.
Conteúdo da Web
Este é hospedado por um site que as pessoas visitam em seus dispositivos iOS. Os conteúdos Web que são exibidos em dispositivos iOS podem ser dividido em três categorias:

Web Apps
Páginas da web oferecem uma solução voltada para uma tarefa e  em conformidade com as determinadas diretrizes apresentadas são conhecidas como aplicações web, porque estas se comportam de forma semelhante aos aplicativos iOS.

Um aplicativo web, muitas vezes oculta a interface do usuário do Safari ou iOS para que ele se pareça mais como um aplicativo nativo. Usando o recurso Web Clip , uma aplicação web também pode fornecer um ícone para as pessoas colocarem na tela inicial (home Screen). Isto permite às pessoas abrirem aplicativos web da mesma maneira que abrem aplicativos iOS.

 

Páginas Otimizadas
As páginas Web que são otimizados para serem exibidas pelo Safari ou IOS e operar conforme o projeto (com a excepção de quaisquer elementos que dependem de tecnologias sem suporte, como plug-ins Flash e Java). Além disso, uma página optimizada escala corretamente o conteúdo para a tela do dispositivo e é muitas vezes desenvolvido para detectar quando estáo sendo exibidas em dispositivos IOS, para que ele possa ajustar  conforme o conteúdo é proporcionado.

 

Webpages compatíveis
São páginas Web que sejam compatíveis para serem exibidas pelo Safari ou iOS e operam conforme o projeto (com a exceção de quaisquer elementos que dependem de tecnologias sem suporte, como plug-ins Flash e Java). Uma página da Web compatível não tende a tomar medidas adicionais para otimizar a experiência de visualização em dispositivos iOS, mas o dispositivo normalmente exibe a página com sucesso.

Uma aplicação iOS pode combinar elementos nativos da interface do usuário com acesso ao conteúdo da web dentro de uma área de visualização do conteúdo web. Tal aplicativo pode parecer e se comportar como um aplicativo nativo do iOS, sem chamar a atenção do fato de que ele depende de fontes na web.

 

Safari no iOS fornece a interface da Web

Safari no iOS fornece a interface para navegar em conteúdo web em dispositivos iOS. Embora o Safari no iOS é semelhante em muitos aspectos com o Safari no desktop do computador, ele não é o mesmo.

Geralmente, os usuários não podem alterar o tamanho da janela. Na área de trabalho, os usuários redimensionam a janela quando redimensionam a janela do navegador. Nos dispositivos iOS, o visor não redimensiona a menos que a orientação do dispositivo mude. Usuários iOS podem mudar a escala da visualização de zoom in e zoom out, e podem movimentar a página. No iPad, os usuários são muito menos propensos a ampliar o conteúdo da web do que no iPhone (ver abaixo).

Safari no iOS suporta cookies. Uso de cookies pode simplificar a interação do usuário com o conteúdo da web, salvando o contexto do usuário, preferências, e os dados inseridos anteriormente.

Safari no iOS não suporta Flash,  e Java (incluindo applets Java), ou de terceiros plug-ins dentro de um conteúdo da web. Em vez disso, o Safari do iOS suporta as tags de <audio> e <video> HTML5  para fornecer áudio e vídeo através de streaming, transições,  transformações e animações para algum conteúdo utilizando o CSS3 e JavaScript.

Safari no iOS interpreta mais gestos visando a forma como o dispositivo exibe o conteúdo, e não o conteúdo propriamente dito. Um toque que é relativo a um único clique de mouse, pode fazer o Safari no iOS enviar o evento onclick para uma página web. Não existem análogias para outros gestos baseado no mouse, com o hover.

Safari no iOS permite aplicações web rodarem em modo de tela cheia. Aplicações Web que iniciam de um ícone Web Clip  na tela da home do usuário podem ocultar a UI do Safari no iOS, de modo que eles se pareçam mais com um aplicativo nativo.

 

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Eduardo Horvath é UX Specialist e Designer na redspark.
Formado pela Faculdade Impacta de Tecnologia no curso Design de Mídia Digital ele atua na área de Design há mais de 15 anos.
@eduardohorvath

 

 

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