Mobile

Guideline iOS – Introdução

Não faz muito tempo fiz um post explicando sobre Guideline.
Tenho trazido ao Blog da redspark muita coisa sobre a Guideline do Android, que ainda está sendo traduzido e comentado por mim, e em breve teremos mais material interessante sobre o assunto.
Comentei recentemente sobre Usabilidade Mobile.
Mas sobre iOS meu post foi mais uma dica inicial do que propriamente sobre Guideline.
Agora quero trazer a Guideline  do iOS e comentá-la, de acordo com a minha experiência sobre assunto.

Vale reforçar mais uma vez o que tenho dito sempre, de nada adianta você ler as Guidelines se você não é usuário desse ou daquele device, ou seja, é necessário no mínimo ter um contato com o Device, utilizar o seu sistema operacional e abusar das diversas apps, só assim ficará inteirado de como realmente é a usabilidade do mesmo e poderá explorar com maior clareza a sua Guideline.

Introdução

As guias de interface humana do IOS, vulgo Guideline, descrevem as diretrizes e princípios que te ajudam a projetar uma interface de usuário e a própria experiência do usuário em relação a interface de uma app para iOS. Complicado? Explico, nada mais são que regras que te orientam a fazer direito, em vez de simplesmente criar aplicações com usabilidades distintas do que o usuário está acostumado.

Visão Geral

Grandes Aplicativos iOS abragem a Plataforma e Altos Princípios de Design.

As pessoas apreciam aplicativos iOS que parecem que foram desenvolvidos expressamente para o dispositivo. Por exemplo, quando um aplicativo se encaixa bem na tela do dispositivo e responde a gestos que as pessoas conhecem. Isso fornece grande parte da experiência que as pessoas estão procurando (e que obviamente já estão acostumadas). E, embora as pessoas podem não estar cientes dos princípios de design de interface humana, tais como a manipulação direta ou consistência, eles podem dizer quando os aplicativos seguem esses principios, e quando isso não acontece. Assim que você começar a criar um aplicativo do iOS, certifique-se de entender o que faz com que os dispositivos iOS sejam únicos, e aprenda a incorporar os princípios elevados de design , para que possa oferecer uma Experiência de Usuario que as pessoas irão apreciar.

 

 

Design de grandes aplicativos começam com definições claras

Quando você inicia a idéia para uma aplicação, é crucial decidir exatamente quais e para quem são os recursos que você pretende dispor. Depois de determinar isso, você precisa ter certeza de que vai elaborar a aparência e a sensação do seu aplicativo para o dispositivo que ele será executado e para a tarefas disponíveis.
(Ou seja, utilizar os recursos de maneira inteligente, os já existentes, tais como GPS, acelerômetro, etc).

Se você está trazendo software existentes para iOS, você enfrentará muitos dos mesmos desafios. Ao converter seu software existente para o iOS, isso poderá ajuda-lo a aprender sobre algumas das decisões de design que outras transições entre dispositivos bem sucedidas tiveram, como o Mail e o Keynote.
(Trazer uma app desktop para o mundo mobile não é tarefa fácil, já que, dispomos de limites de espaço mas temos como meio de ação o toque feito na tela, tudo isso deve ser pensado e a Guideline está aí para nos ajudar nisso).

 

 

A grande Experiência do Usuário está enraizada na atenção escrupulosa aos detalhes.

É essencial manter em mente ao máximo a Experiência do Usuário conforme você projeta todos os aspectos da sua aplicação, desde a maneira que você possibilita uma tarefa, até a maneira em que seu aplicativo inicia e é encerrado, ou até como você usa um botão. Descubra as orientações que influenciam a aparência e o comportamento do seu aplicativo, em assuntos gerais e específicos.

 

 

As pessoas esperam encontrar Tecnologias do iOS nos Aplicativos que eles usam.

O iOS fornece muitos grandes recursos de tecnologia que agregam valor às aplicações, tais como multitarefa, impressão e VoiceOver. Embora os usuários possam visualizar essas tecnologias disponíveis automaticamente sempre que utilizamos seus dispositivos iOS, isso pode exigir um certo trabalho da sua parte para incorporá-los em seu aplicativo. Se uma tecnologia iOS está apropriada em sua aplicação, certifique-se de seguir as diretrizes que regem a sua utilização.

 

Todos os aplicativos precisam de pelo menos um trabalho personalizado.

Mesmo que seu aplicativo permita tarefas sérias, produtivas e que usem apenas elementos padrões de interface de usuário, você ainda precisa fornecer um belo ícone personalizado  para o aplicativo em que as pessoas apreciarão ver na AppStore e nas telas de sua Home screens. Se seu aplicativo inclui uma quantidade significativa de imagens personalizadas, ou apenas um pouco, você precisa saber quais os ícones e imagens serão necessários e como criá-los adequadamente. Além disso, se você estiver criando arte para o Retina Display, você pode aprender algumas técnicas que poderão tornar esse processo mais fácil.
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Eduardo Horvath é UX Specialist e Designer na redspark.
Formado pela Faculdade Impacta de Tecnologia no curso Design de Mídia Digital ele atua na área de Design há mais de 15 anos.
@eduardohorvath

 

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